sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ENTREGA SIMBÓLICA DE LAPTOP NESTE ANO DE 2.011 NA ESCOLA "PAULO FREIRE"

Alunos da Escola Paulo Freire recebem 384 laptops

 EQUIPAMENTOS SÃO PROVENIENTES DO PROUCA, PROJETO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Thaís Kauanny da Silva com seu laptop
         A partir da manhã desta terça-feira (15) os alunos da Escola Estadual Paulo Freire, de Vilhena, podem dizer que entraram definitivamente para o mundo da tecnologia. Cada um dos 384 estudantes do ensino fundamental da escola recebeu seu laptop, a exemplo de Thaís Kauanny da Silva, aluna do 3º Ano “A”, que segurou sua “máquina” com a felicidade de quem ganha um presente de aniversário muito esperado.
“Sempre quis fazer coisas da escola no computador, mas no que tem lá em casa não dava porque eu não sabia mexer. Agora vou aprender. Vai ser bem divertido”, disse.
O feito é resultado do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), do Ministério da Educação (MEC), iniciado em abril de 2010, e que até dezembro passado entregou 150 mil computadores portáteis para alunos de 300 escolas da rede pública de ensino.
Em Rondônia, a iniciativa está sendo implementada em oito escolas, incluindo a Paulo Freire, de Vilhena, única do Cone Sul. As outras sete escolas contempladas pelo projeto são de Porto Velho (duas), Ariquemes (duas), Rolim de Moura, Ji-Paraná e Ouro Preto do Oeste. A meta do MEC é levar os minicomputadores para todas as escolas do país, como forma de promover a inclusão digital e ajudar no aprendizado dos alunos.
A cerimônia de entrega dos computadores portáteis aos alunos da Escola Paulo Freire foi comandada pelo representante de ensino da Seduc em Vilhena, professor Edson Soares Nogueira, para quem o uso da tecnologia “favorece o ensino-aprendizagem e leva os alunos a ter mais vontade de estar na escola”.
       A diretora Luzimar José Pereira Vieira pediu aos pais para não se preocupar com o uso do computador na escola. “O equipamento vai ser só mais um recurso pedagógico dentro da sala de aula”, disse. “Ninguém vai abandonar o caderno, o lápis e a borracha, nem o livro didático”, completou.
O secretário executivo regional de Vilhena, Ronaldo Alevato, disse aos alunos da Paulo Freire para aproveitar a oportunidade que poucas pessoas têm. “Aqui, todos os estudantes terão como usar os computadores para explorar jogos educativos e realizar pesquisas”.
Inicialmente, os alunos vão usar os equipamentos apenas na escola. Com o tempo vão poder levá-los para casa.
As escolas contempladas foram escolhidas pelas secretarias estaduais de educação e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Alunos premiados:

1_Lucas Alves Pinto, aluno do ensino especial, com a professora Silvana de Queiroz Carvalho

2_Sabrina Lopes da Cruz, do 2º Ano do ensino fundamental, com a professora Orandira Luiza de Jesus

3_Thaís Kauanny da Silva, do 3º Ano, com a professora Marina Barreto da Cunha

4_Walison Balestrin Salviano, do 4º Ano, com a professora Marilene Maria Keller

5_Lucas dos Santos Oliveira, do 5º Ano, com a professora Leandra Bárbara Timótio de Andrade

6_Raíssa Katielly Dias, também do 5º Ano, com o professor Ronaldo Pereira Neves

7_ Thaís Kauanny da Silva com seu laptop

8_ Laptops do Prouca para alunos da Escola Paulo Freire

9_ cerimônia de entrega de laptops do Prouca para alunos da Escola Paulo Freire

                                                       (março/2.011)

Texto: Assessoria SER/Vilhena
Fotos: Jovino Lobaz